quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Plano de ATividades da Asscociação bienio 2008/2009

  • PLANO BIENAL DE ATIVIDADES 2008
    ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO JARDIM MARILENE, JARDIM SÃO CARLOS E BAIRROS ADJACENTES DA REGIÃO DE GUAIANASES.
    CNPJ N° 86.706.249/0001-32


    APROVADO NA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
    REALIZADA EM 20 DE NOVEMBRO DE 2007

    1. INTRODUÇÃO
    Este Plano de Atividades, elaborado em conformidade com o estabelecido em nosso, resume as ações programadas para realização no decorrer de 2008 e2009.
    O ano de 2008 será o 15º ano de funcionamento da Associação.
    Nesse período de atuação muitas transformações aconteceram no Setor Social, em Guaianases, sendo que a Associação tem participado permanentemente deste processo de mudanças. O Plano de Atividades para 2008 vale-se da experiência acumulada pela Associação ao longo de sua existência.
    2. FUNDAMENTOS DA ATUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO.
    A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO JARDIM MARILENE, JARDIM SÃO CARLOS E BAIRROS ADJACENTES DA REGIÃO DE GUAIANASES fundamenta sua atuação nas finalidades e competências definidas no Estatuto da entidade. As finalidades estabelecidas são a facilitação e promoção de:
    1 - análises, estudos e pesquisas de interesse comum, com o interesse se fazer cumprir o disposto em nosso Estatuto no Art.2, inciso 1, que diz: Melhorar a qualidade de vida de seus associados em geral, defendendo – os e organizando – os, desenvolvendo trabalho social junto a idosos,jovens e crianças, distribuindo aos mesmos, gratuitamente, os benefícios que forem alcançados junto aos órgãos municipais,estaduais,federais e iniciativa privada.

    3. AMBIENTE DE ATUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO JARDIM MARILENE, JARDIM SÃO CARLOS E BAIRROS ADJACENTES DA REGIÃO DE GUAIANASES.
    Mudanças no setor social, nos mostra que devemos, apesar das grandes lacunas ainda existentes, retomar as atividades de planejamento da expansão do sistema a médio e longo prazos, com o estabelecimento de diretrizes de evolução que
    propiciem maior segurança com relação ao futuro das entidades que querem continuar ativas.
    A participação da iniciativa privada na expansão do sistema, resulta em mudanças benéficas a comunidade de modo geral. A cooperação entre entidades co-irmãs trazem novo ar ao serviço social alternativo dá origem a oportunidades que devem ser aproveitadas.

    4. OBJETIVOS E DIRETRIZES DA ATUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO JARDIM MARILENE, JARDIM SÃO CARLOS E BAIRROS ADJACENTES DA REGIÃO DE GUAIANASES.
    Os objetivos que devem nortear a atuação da ASSOCIAÇÃO em 2008 são os seguintes:
    a) definir, divulgar e defender os interesses comuns das associadas junto
    à CODEAGRO,CEAGESP, Prefeitura,SAS, CONSEG,EDUCAFRO,TGestiona e outros órgãos, públicos ou privados, com participação ativa em reuniões, audiências públicas e outros eventos;
    b) facilitar e intensificar o intercâmbio de informações entre as
    associadas, inclusive em áreas ainda não exploradas, como as de
    Qualificação Profissional e Pedagógica e Meio Ambiente;
    c) divulgar para a sociedade em geral a importância do serviço de Cidadania e os fatores que influem na formação do ser humano enquanto cidadão consciente de seus direitos, através da execução de nossos projetos;
    d) estabelecer alianças estratégicas com outras Associações com os
    objetivos de reforço mútuo de posições, ampliação do poder de
    pressão e racionalização de recursos, para a expansão de nossos serviços de Cidadania.
    A atuação da ASSOCIAÇÃO deverá se dar com observância das diretrizes abaixo descritas:
    a) construir o consenso sobre os assuntos de interesse dos associados,
    através de reuniões ou consultas;
    b) atuar com agilidade e eficácia, agindo de forma adequada aos interesses dos associados;
    c) através de contatos com órgãos do Setor Social, Público ou Privado, identificar tendências ou ações que contrariem os interesses dos associados, tomando assim as devidas providências para a solução dos problemas diagnosticados;
    d) valorizar os aspectos estratégicos de sua atuação, principalmente no
    relacionamento com órgãos institucionais nacionais e internacionais;
    e) articular a atuação da ASSOCIAÇÃO com as outras Associações de
    Agentes do Setor Social , viabilizando o fortalecimento de posições
    comuns;
    f) utilizar os eventos de maior repercussão para a divulgação sistemática de suas atividades;
    g) dar ampla divulgação às atividades e posicionamentos da Associação.
    5. ATIVIDADES GERAIS
    As atividades gerais referem-se àquelas que deverão ser desenvolvidas pelo núcleo executivo da Associação, determinadas em função dos regramentos estabelecidos nos itens anteriores deste documento. Algumas destas atividades são, na verdade, ações permanentes. Sua inclusão na relação abaixo tem por objetivo destacar a forma de trabalho a ser adotada.
    As principais atividades gerais que deverão ser desenvolvidas durante o ano de 2008 são:
    a) manter contato freqüente com os dirigentes de Associações, Órgãos do Terceiro Setor;
    b) acompanhar de maneira sistemática, toda a evolução do Setor Social, assim como agendas das reuniões do mesmo;
    c) promover a interação entre os Grupos de Trabalho, visando a
    definição de posicionamento e atendimento da Comunidade;
    d) participar de eventos de importância para o Setor, divulgando os
    pontos de vista da Entidade;
    e) manter contato permanente com outras Associações;
    f) manter e aperfeiçoar os convênios celebrados para a realização cursos de interesse dos associados;
    g) conseguir apoio para a construção do “site” da Associação, incluindo as áreas de bibliotecas de arquivos específicos, com acesso restrito.
    Além das atividades acima relacionadas, a Direção da ASSOCIAÇÃO deverá organizar e realizar no segundo semestre de 2008 evento para a Exposição das atividades artesanais realizadas pelos associados.
    6. ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO E CRIAÇÃO DE DEPARTAMNETO DE DISTRIBUIÇÃO
    6.1. Departamento de Distribuição.
    No Primeiro Semestre a ASSOCIAÇÃO deverá criar o departamento de Distribuição para auxiliar a Diretoria Executiva nas atividades propostas pelo Estatuto e por este Planejamento.
    Os seguintes pontos deverão ser estudado por este Departamento com tratamento
    prioritário:
    a) análise e programação de intervenções junto a Instituições especificas, que possibilitem atendimento aos associados;
    b) análise da operação das atividades de seus componentes junto a Comunidade;
    c) preparação da participação da Comunidade nas atividades de defesa do Meio Ambiente que vierem ser criadas pela Associação ou por outras Entidades, com o propósito de Educação Ambiental ;
    d) acompanhamento da implantação dos Programas Assistenciais e Profissionalizantes da Entidade, atuando nas revisões dos Procedimentos, quando isto se fizer necessário;
    e) estudar as necessidades da comunidade e formular projetos para atende – las.
    6.2 – Atividade Emergenciais do Departamento de Distribuição.
    São tarefas emergenciais de Distribuição:
    ü Dar continuidade nos trabalhos executados pela diretoria Executiva e que diz respeito ao Departamento de Distribuição.
    ü Reabrir o Atendimento do Programa Viva Leite, usando para isto o PAN 102, Cadastro fornecido pela CODEAGRO, cadastrando para isto, Idosos e Crianças, obedecendo para isto, a faixa etária exigida pela Instituição mantenedora;
    ü Cadastrar a entidade junto a CEAGESP, para a obtenção de Alimentos que deverão ser passado a Comunidade de forma gratuita, como o estipulado pelo Estatuto desta;
    ü Conveniar – se ao Projeto Sorria Brasil, em parceria com a ACOFRAPI e Associação dos Bandeirantes;
    ü Reiniciar os cursos de Artesanato na Unidade do Lajeado, onde deverá funcionar o Departamento de Distribuição, contratando para isto voluntários para cursos de:
    - Crochê,
    - Tricô,
    - Biscuit,
    - Arte em Jornal,
    - Culinária,
    - Corte e Costura,
    - Pintura em Tecido e outras.
    ü Reiniciar os Projetos de Cidadania, tais como: Reforço Escolar, Alfabetização da 3ª Idade, Alfabetização Digital, Distribuição de Roupas e Sapatos, Fisioterapia e Ginástica para a 3ª Idade;
    ü Recolher Livros e Revistas para a Formação da Biblioteca da Entidade;
    ü Promover Palestras sobre: Saúde, Direito e Cidadania, Nutrição e Aproveitamento Alimentar, atividades estas a serem desenvolvidas em parceria com os Profissionais Liberais da área.
    ü Dar continuidade no Programa de Reciclagem é Arte;
    ü Conveniar – se a Empresas Privadas para a obtenção dos computadores para a execução do Programa de Alfabetização Digital da Terceira Idade;
    ü Conveniar –se a Empresas de Telemarketing, para a colocação no Mercado de Trabalho dos alunos do Curso de Administração e Marketing;
    ü Conveniar – se a Universidade como receptora de Estagiários, para a obtenção de Professores Qualificados para os Programas Profissionalizantes da Entidade.


    PLANO_ATIVIDADES_08_final
    20.12.07

Nenhum comentário: